De acordo com secretária, a verba vai possibilitar a compra de livros, que serão destinados ao acervo das bibliotecas das escolas da rede pública de ensino. "O nosso objetivo é de motivar os jovens para que eles tenham o hábito da leitura, uma vez que ela é decisiva para a formação cultura e social do cidadão", destaca.
A secretária ressalta ainda que a promoção de eventos como a Feira do Livro de Mossoró e a de Caicó proporcionam a aproximação das crianças da literatura escrita, e pontua que a realização da 1ª Feira de Livros e Quadrinhos em Natal (FLIQ) vai possibilitar um estímulo à leitura e a produção literária dos alunos das escolas públicas e privadas da capital. A feira vai ser realizada em outubro juntamente com a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN.
Feira do Livro de Mossoró
Abrindo a programação do Circuito Potiguar do Livro, no período de 09 a 14 de agosto, Mossoró recebe a 7ª edição da Feira do Livro. A programação deste ano envolve ciclos de bate-papos, lançamentos e workshops, que trazem como convidados, autores nacionais e locais, como Frei Betto, Lobão, Diógenes da Cunha Lima, Agnelo Alves, dentre outros.
As atividades serão realizadas na Estação das Artes, e iniciam pela manhã, sendo encerradas à noite com atrações culturais. As escolas também terão espaço para manifestações culturais. Durante o evento também acontece o Festival de Folclore e o Circo da Luz. A programação do Circuito Potiguar do Livro segue ainda com a realização 3ª Feira do Livro do Seridó, a I Jornada Literária de Macau e a FLIQ (Feira de Livros e Quadrinhos de Natal).
Cientec abre inscrições
As inscrições para a XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte poderão ser feitas a partir do dia 15 de julho. O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro, terá como tema "Inovação para o desenvolvimento sustentável", que faz alusão ao ano Internacional da Química (AIQ), comemorado este ano de 2011.
De acordo com a coordenadora e organizadora da Cientec, Rita Luzia, esse tema é de extrema relevância no âmbito acadêmico, já que essa área do conhecimento oferece materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo da engenharia, medicamentos, alimentos e energia: "a química é um tema transversal, é a responsável pelo regimento da vida", pontuou.
Nesta edição, a federal abre as portas para os alunos do ensino médio, que poderão apresentar trabalhos e análises. "O objetivo desta ação é adiantar a prática da pesquisa, já que é bastante provável que esses jovens sejam alunos dessa instituição", explica a coordenadora. Para abrilhantar mais, o evento será realizado, neste ano, conjuntamente a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal - FLIQ.