domingo, 26 de fevereiro de 2012

Programação da semana da Escola Estadual Professsora Iracema Brandão de Araújo


A Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo divulga programação das atividades para a primeira semana do início do ano letivo 2012.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."                 (Jean Piaget)

Dia: 27 de fevereiro - No turno matutino: Limpeza e organização das salas de aula, com início às 07 horas da manhã. No turno noturno: Jornada Pedagógica com encontro administrativo às 18 Horas e 30 minutos na sede da referida escola.

Dia: 28 de fevereiro - No turno matutino: Limpeza e organização das salas de aula. No turno noturno: Jornada Pedagógica com encontro pedagógico às 18 horas e 30 minutos na sede da escola.

Dia: 29 de fevereiro - Nos turnos matutino e noturno: Planejamento para os professores e o pessoal de apoio pedagógico.

Dia: 1º de março - Início do ano letivo 2012 nos turnos matutino e noturno com distribução de turmas: Turno matutino a partir das 07 horas e 30 minutos e no turno noturno a partir das 19 horas.

Dia: 02 de março - Aulas normais para todas as turmas: Turno matutino das 07  às 11 horas e 30 minutos e no turno noturno das 18 horas e 30 minutos às 22 horas.


"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal."                                                                           (Friedrich Froebel)


José Evani da Silva - Diretor

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Codesp divulga calendário de eventos em 2012 e JERNS começam em junho


JERNS em Parnamirim: abertura reuniu centenas de estudantes
JERNS em Parnamirim: abertura reuniu centenas de estudantes

A Coordenadoria de Desporto da Secretaria de Educação divulgou o calendário de eventos para 2012 e a data dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS).

Os JERNS, considerado o maior evento esportivo estudantil do país, serão iniciados, em sua etapa regional, no dia 01 de junho, com as competições entre as escolas da 7ª Diretoria Regional de Educação sediada no município de Santa Cruz.

Prosseguem entre os dias 13 e 23 de junho na regional de Apodi (13ª Dired). As competições na regional de Umarizal (14ª) ocorrem de 14 a 24 de junho. Os jogos na regional de Macau (6ª DIRED) acontecem de 09 a 18 de julho. Ainda no mesmo mês, dia 25 serão iniciados os jogos da regional de Pau dos Ferros (15ª DIRED) e dia 26 começam os jogos da regional de João Câmara (16ª DIRED).

As competições escolares da regional de Currais Novos (9ª DIRED) acontecem de no período de 06 a 16 de agosto. Na regional de Parnamirim (2ª DIRED), os jogos serão disputados de 07 a 16 de agosto. Ainda no mês de Agosto, os jogos serão realizados no período de 08 a 18 na regional de Caicó, Assu (10 a 20), Mossoró (16 a 26) e Nova Cruz (17 a 27).

"Este ano estamos divulgando o calendário com antecedência para que as escolas possam se programar melhor para os eventos esportivos. Nosso objetivo é sempre primar pela organização e estimular a maior participação dos estudantes na prática de esportes", afirma o coordenador da Codesp, Oswaldo Gomes.

A fase final dos JERNS, realizada em Natal, tem abertura prevista para o dia 11 de outubro. O evento, em sua fase final, deve ser realizado no período de 11 a 22 de outubro. A premiação do atleta ouro será no mês de novembro.

Jerninhos e CEEMS

O calendário também registra a realização dos encontros regionais de educação física e desporto escolar no mês de abril ( 1ª, 2ª, 5ª, 3ª, 4ª e 7ª Direds), mês de maio ( 6ª , 16ª, 12ª, 13ª, 9ª e 10ª Direds). Os encontros regionais da 8ª, 14ª, 15ª e 11ª Direds acontecerão em junho. O Fórum Estadual de Educação Física e Desporto Escolar está previsto para o mês de setembro.

A abertura dos Jerninhos está marcada para o dia 11 de maio, enquanto as competições do campeonato das escolas Estaduais e municipais ( CEEMS) acontecem de 16 a 26 de agosto.

O calendário anual da CODESP traz como novidades a realização da 1ª Copa de Futebol Escolar, Festival Esportivo Escolar da Zona Norte, e o Festival de Dança Escolar.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

9ª Dired fará encontro pedagógico em Acari dia 24 de fevereiro.


9ª Dired fará encontro pedagógico em Acari com  funcionários do estado que trabalham nas seguintes cidades: Acari, Cruzeta, Carnauba dos Dantas, Parelhas e Equador. O encontro pedagógico faz parte da jornada pedagógica que marca o início do ano letivo de 2012 para as escolas estaduais.

O encontro pedagógico será realizado no municipal clube de Acari no dia 24 de fevereiro, às 08 horas da manhã, neste encontro será discutido o planejamento estratégico da Secretaria Estadual de Educação de Desportos para o ano letivo de 2012, como também será apresentado as metas e as ações que a secretaria vem desenvolvendo para melhorar a qualidade do ensino nas escolas estaduais de Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Rosalba Ciarlini e Betania Ramalho abrem Jornada Pedagógica 2012


Jornada tem presença dos gestores das 16 Direds
Jornada tem presença dos gestores das 16 Direds

Jornada Pedagógica da Educação do Rio Grande do Norte inicia as ações do Ano Letivo 2012. A 1ª etapa da Jornada Pedagógica iniciada na tarde desta terça-feira (14), no auditório do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho.

Falando na oportunidade, a governadora do Rio Grande do Norte destacou a importância da Educação para formação do Cidadão e os esforços empreendidos na área do planejamento e da valorização e respeito ao professor. "Só se avança com melhorias na Educação. Precisamos avançar com um planejamento participativo e reconhecendo os direitos e deveres do professor", afirmou Rosalba Ciarlini.

A secretária Betania Ramalho ressaltou os esforços empreendidos no primeiro ano de gestão para melhorar o funcionamento da estrutura educacional do Estado e, consequentemente, a qualidade do ensino na sala de aula. "O início do ano letivo começa agora para a Educação. Estaremos entregando 150 ônibus escolares, kits escolares para todos os alunos, equipamentos técnicos pedagógicos. Estamos também preparando um plano para a criação de um Mestrado em Educação, valorizando o conhecimento do professor, que deverá ser iniciado no Instituto Presidente Kennedy", destacou Betania Ramalho.

Com o lema "Expectativas e metas do ensino aprendizagem no novo Projeto de Educação do Rio Grande do Norte", a Jornada está apresentando os desafios da Educação no contexto da sociedade do século XXI, e tem como meta as práticas de gestão para melhorar e potencializar a organização didática e pedagógica das Escolas.

Palestrantes

A secretária Betania Ramalho proferiu palestra sobre o tema - "Na busca de uma trajetória de Educação pública virtuosa: novos rumos para o projeto de Educação do RN". Em sequência o professor Isauro Beltran Núñez falou sobre: "Currículo e as expectativas de aprendizagem no novo contexto da Educação no século XXI".

A Jornada prossegue nesta quarta-feira (15), das 8 às 18h, no Instituto Presidente Kennedy com grupos de trabalho. Na quinta-feira (16), das 8 às 12h30, no Auditório "Angélica Moura" da SEEC, o evento prossegue com a abertura oficial do Prêmio Referência em Gestão Escolar, e exposição da proposta da Fundação Roberto Marinho para enfrentar a distorção idade/série no Ensino Médio e no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Participam da Jornada Pedagógica os diretores das 16 Direds (Diretorias Regionais de Educação), técnicos da SEEC responsáveis pela coordenação pedagógica, gestão democrática, inspeção escolar, e vices-diretores da 1ª e 12ª Dired.
 

Rosalba confirma promoções verticais aos professores em fevereiro







Nesta terça-feira (14), o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy recebeu representantes da Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (Dired) para a 1ª jornada pedagógica, que tem o objetivo de discutir melhorias na educação do Rio Grande do Norte.
 
O encontro será encerrado nesta quarta-feira (15), mas os resultados positivos já foram adiantados pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho.

No auditório do Instituto, a governadora antecipou as boas notícias aos professores presentes. A primeira é que em fevereiro o processo de promoções verticais da Educação será implantado. As promoções horizontais serão analisadas por uma comissão e fixadas posteriormente. Além disso, um grupo de trabalho será responsável pelo levantamento a respeito da reorganização do porte das escolas e reestruturação da Secretaria de Educação, com intuito de fortalecer as Direds.

Sobre as melhorias, a governadora Rosalba Ciarlini comentou que o RN “vai avançar muito na educação e, para isso, precisamos contar com o apoio dos professores e diretores para esse fortalecimento. O momento é de mudança e vamos somar e agregar. Tenho muitos sonhos e um deles é ver a Educação do RN avançar, por isso, vamos estar juntos”, declarou.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Professor do interior do RN recebe destaque no Portal do MEC



 
 (Divulgação)

Os projetos criados por um professor de apenas 20 anos contribuíram para a premiação de sua escola em diferentes ocasiões. André Magri Ribeiro de Melo dá aulas de língua portuguesa e literatura na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, em Ipanguaçu, interior do RN. Na mesma instituição, localizada no assentamento Tabuleiro Alto, área rural do município, ele iniciou a carreira de professor, há quatro anos.

A primeira iniciativa premiada de André foi o projeto Literatura de Terror: uma Visita à Elegante Essência do Medo. A experiência conquistou o primeiro lugar do prêmio Construindo a Nação, edição 2010, no ensino fundamental. Em 2011, o projeto Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista proporcionou à escola o primeiro lugar na mesma premiação. Com esse projeto, a instituição também foi vencedora do Selo Escola Solidária (2011) e conquistou o segundo lugar no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita (2011).

Na visão desse jovem educador, o uso de meios alternativos de ensino, como músicas, filmes e desenhos animados, mostra ao estudante diferentes formas de estudar e analisar a língua materna que não sejam apenas o livro didático e o quadro com giz. “Se o aluno sentir prazer em estar na sala de aula e na escola, renderá bem mais, e seu aprendizado sofrerá evolução significativa”, afirma André. Em todo os projetos que desenvolve, ele conta sempre com a parceria dos professores de língua inglesa e ensino da arte.

Seus planos para 2012 incluem uma grande viagem pela história da literatura brasileira com o projeto De Caminha a Lobato: A Evolução da Literatura Brasileira. “Os alunos serão apresentados aos diferentes momentos de construção da nossa literatura e conhecerão as influências recebidas, bem como as relações das obras escritas com os momentos históricos que nosso país vivia a cada surgimento de um novo olhar sobre a palavra”, revela.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Apenas 5,8% dos concluintes do Ensino Médio aprendem Matemática no RN



 
Análise combinatória, matrizes, função e geometria. Grande parte dos estudantes potiguares concluintes do Ensino Médio não sabe esses assuntos. O aprendizado de matemática na 3ª série do nível médio no Rio Grande do Norte não é bom, conforme atesta os dados divulgados essa semana pelo programa Todos Pela Educação, que revela um índice de apenas 5,8% de concluintes do nível médio com aprendizagem adequada da disciplina.
 
Os dados são referentes à meta 3 do programa, uma das que não foram atingidas pelo Estado, dentro do monitoramento de metas estabelecido pelo próprio programa, estabelecido com informações de 2009 (as mais recentes disponibilizadas pelo MEC). A meta estabelece que todo aluno tenha um aprendizado adequado à série em que estuda.

O professor de matemática do Ensino Médio, Helder Cortez Bonifácio Filho, que ensina em várias escolas e que mantém um cursinho isolado da disciplina em Natal, relata que a informação "infelizmente é verdade". Segundoele, parte da deficiência que os alunos têm em matemática se deve à falta de base no Ensino Fundamental.
 
"Possivelmente nas séries iniciais ele passou por algum trauma. No Ensino Médio, a maioria acha que matemática é apenas números que de nada lhe servem. Anteriormente não lhes mostraram a importância dos assuntos, por isso vemos que a maioria desses concluintes opta por algumas carreiras que não exigem cálculos, como Direito ou Medicina", opina.

"A matemática tem que ser prazerosa, mostrando ao aluno onde ele vai utilizá-la. Levar a turma a supermercados para calcular porcentagens, a lojas de carros para ver diferença de preços e juros, a uma fazenda, onde ele poderá saber a importância de um triângulo-retângulo para se fazer um curral", alerta o professor, citando exemplos da boa matemática que pode (e deve) ser ministrada em sala de aula. "A matemática está no cotidiano das pessoas. Quando você vê onde vai utilizar aquele assunto, você desperta interesse no estudante", defende Helder Filho.

Índices

No que se refere aos outros níveis de ensino e na disciplina Língua Portuguesa, os dados do estado melhoram, se situando acima da meta nacional. Mas se mantém baixos. No 5º ano do Ensino Fundamental, é de 21,3% o índice de estudantes que aprendem bem Língua Portuguesa, e de 17,8% os que aprendem matemática. No 9º ano do Ensino Fundamental, os índices são, respectivamente, de 20,5% e de 12,2%. Na 3ª série do Ensino Médio, apesar do índice de matemática de 5,8%, o de Língua Portuguesa é melhor: 19,6%. À exceção do nível de matemática, todos os outros índices estão dentro da meta estabelecida no Todos Pela Educação, que prevê atingir a cifra de 70% até o ano 2022.

Os números também revelam que os indicadores dos municípios também tendem as setas decrescente. Natal, a capital do Estado, por exemplo, tem apenas 19,7% dos alunos do 5º ano que aprendem o conteúdo de português exigido na série, e 15,7% sabem matemática. No 9º ano também do Fundamental, 21% sabem a Língua Portuguesa exigida na série e apenas 10,8% aprendem matemática como deveriam.

No total, 44,3% dos municípios do Rio Grande do Norte atingiram a meta de português na 5ª série do Fundamental, e 63,5% a de matemática no mesmo nível. No 9º ano, os índices saltam para 75,4% em português, e 40,1% em matemática. O Todos Pela Educação também divulgou que, do total da população do Estado com idade entre 4 e 17 anos (783.350 pessoas), 727.291 são estudantes. Ou seja, ainda existem 56.059 crianças e jovens fora da escola no Rio Grande do Norte.

Meta é subir índice a 70% até 2022

A situação não é grave apenas em solo norte-rio-grandense. O Todos Pela Educação revelou que a situação do aprendizado dos estudantes por município em todo o Brasil, que estabeleceu que 70% ou mais dos alunos devem ter aprendizado adequado à série até 2022, e definiu metas intermediárias para alcançar esse objetivo. No 5º ano do Ensino Fundamental, 21,7% dos municípios não atingiram as metas para matemática, e 52,0% ficaram aquém em língua portuguesa. Já no 9º ano do Fundamental, 56,1% dos municípios não alcançaram as metas em matemática, e 16,0% não as atingiram em língua portuguesa.

Apesar do índice baixo de 5,8%, o Rio Grande do Norte ainda se mantém dentro do intervalo de confiança estabelecido pelo Todos Pela Educação, cujo índice varia entre 3,9 e 7,7%. A meta 3 para esse ano, estabelecida pelo programa, é que o índice fosse de 9,9% dos alunos concluintes com nível de aprendizado adequado à série. O Diário procurou a secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, para comentar sobre os números, mas ela não pôde falar sobre o assunto porque estava em reuniões tanto pela manhã quanto à tarde.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Professores querem 22 por cento de aumento




Os professores da rede pública de Educação de Natal terão a primeira assembleia do ano hoje, às 9h, no clube da Assen, no Tirol. O Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) vai discutir junto à categoria as reivindicações que serão levadas para a administração municipal. Entre os pontos levantados estará o reajuste salarial de 22,22%.

Em 2011, os professores do município entraram em confronto com a administração municipal e ficaram em greve por 40 dias. A Justiça considerou a greve ilegal, mas os profissionais conseguiram chegar a um acordo com o Executivo. Os servidores cobravam um reajuste de 15,29%, mas aceitaram a proposta da de 11,07%, com o compromisso firmado pelo município de que entre junho e dezembro do ano passado fosse concedido mais 4,18% de reajuste aos profissionais. Segundo o Sinte, o valores restantes não teriam sido pagos em janeiro deste ano, o que será cobrado pelo sindicato. Porém, a cobrança não será apenas pelos 4,18%.  De acordo com a presidente do Sinte, Fátima Cardoso, a proposta que será levada para a apreciação dos professores vai pedir o reajuste de 22,22%, referentes a supostas perdas salariais da categoria durante os últimos anos. Além disso, o Sinte também levará aos professores a proposta de que ocorram eleições diretas nos Centros Municipais de Educação infantil (CMEIs), o pagamento das promoções de carreira para os professores que supostamente não ocorrem desde 2009, e o aumento nos repasses para a reestruturação das escolas do município. "São algumas reivindicações que levaremos para a categoria analisar e, depois, vamos buscar o Executivo para discutir. Vamos ouvir a categoria primeiro", explicou Fátima Cardoso. O ano letivo na rede municipal de Educação de Natal está agendado para começar no dia 1º de março.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Seleção unificada: Prazo para entrar na lista de espera termina nesta quarta


Os candidatos não convocados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, e os aprovados para segunda opção de curso, caso pretendam participar da lista de espera, têm prazo até esta quarta-feira, 1º de fevereiro, para manifestar seu interesse.

Os estudantes que não foram selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares podem ter uma nova chance, desde que manifestem seu interesse.

Os aprovados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula, também podem participar da lista de espera caso queiram continuar concorrendo à sua primeira opção de curso. Neste caso, a participação na lista de espera vai considerar somente a primeira opção de vaga do candidato.

O estudante deverá acessar o seu boletim de acompanhamento, na página do Sisu, e clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera.  É importante que o estudante se certifique que sua manifestação foi realizada e espere o sistema mostrar uma mensagem de confirmação.

Assessoria de Comunicação Social

Acesse a página do Sisu

Educação Integral: Escola pré-selecionada tem até 15 de fevereiro para a adesão



Escolas públicas urbanas e do campo pré-selecionadas pelo Ministério da Educação para oferecer ensino integral este ano têm prazo até 15 de fevereiro para aderir ao programa Mais Educação. As unidades de ensino que já estavam no programa em 2011 devem informar o número de alunos a serem atendidos e escolher as atividades a serem desenvolvidas.

A expectativa do MEC é oferecer educação integral em 30 mil estabelecimentos — 5 mil do campo — e atender 5 milhões de estudantes em 2012. Esse número compreende cerca de 3,1 milhões de alunos que já estão no programa e os que vão ingressar agora.

Como a adesão ao Mais Educação é opcional, o MEC pré-selecionou 14,2 mil escolas urbanas e 14,5 mil do campo, explica Leandro Fialho, coordenador de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Básica (SEB). Dados da secretaria mostram que 3,1 mil novas escolas buscaram acesso ao Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) para fazer o cadastro. Esse procedimento é necessário para a unidade aderir ao programa e receber recursos do governo federal.

Os dirigentes escolares que tiverem dúvidas ou dificuldades para preencher as informações no Simec podem pedir esclarecimentos pelos telefones (61) 2022-9175, 2022-9176, 2022-9174, 2022-9184, 2022-9211, 2022-9212 e 2022-9181.

Adesão — Para as escolas pré-selecionadas, o acesso ao Simec ocorre por meio de senha, fornecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao aderir, além de informar quantos estudantes serão atendidos, o gestor escolar pode relacionar até seis atividades, escolhidas em uma lista disponível na página eletrônica do programa.


Confira a relação de escolas urbanas pré-selecionadas

Confira a tabela das escolas do campo pré-selecionadas.

Segunda etapa do Censo Escolar 2011 será iniciada nesta quarta (1º)


Alunos farão segunda etapa de Censo Escolar





A Secretaria Estadual da Educação inicia na próxima quarta-feira (01) a Segunda Etapa da coleta de dados do Censo Escolar 2011 com a abertura do módulo "Situação do Aluno".

Serão coletadas as informações referentes ao rendimento escolar de cada aluno no final do ano letivo de 2011 - se ele foi aprovado, se foi reprovado, se é concluinte, no caso das séries finais. Como também o movimento do aluno (se foi transferido, se deixou de freqüentar a escola ou se faleceu) e os admitidos após o censo escolar (alunos que entraram na escola após a data de referência do censo escolar, 25 de maio do ano passado).

Para o cálculo do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica -IDEB, o indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação, reprovação e abandono escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho na avaliação do INEP, a prova Brasil.

913.979 alunos das redes públicas e escolas particulares do Rio Grande do Norte serão informados pelos estabelecimentos de ensino para declarar seus dados via online, diretamente no sistema Educacenso, no módulo "situação do aluno", acesso na página http://www.educacenso.inep.gov.br.

A segunda etapa do censo escolar termina dia 12 de março deste ano.