terça-feira, 10 de setembro de 2013

Histórico do Desfile Cívico 2013


Escola Estadual “Professora Iracema Brandão de Araújo”


Desfile Cívico de 7 de setembro de 2013


Tema Gerador: Família e Escola por uma política de leitores


Subtema: Caminhos de Transformação


Diretores: José Evani da Silva / João de Oliveira


I. Abrimos o desfile com o Estandarte da referida Escola, sendo conduzido por alunos do 3º ano.

II. Leitura: Caminhos de Transformações, é a nossa meta que juntos, escola e família podemos fazer do ato da leitura uma rotina prazerosa nas nossas vidas e o caminho pelo qual nos dar oportunidades de esclarecer conhecimentos necessários e úteis para o engrandecimento de cada indivíduo e possibilidade de sucesso profissional.

III. O homem e a leitura
O caminho da escrita percorrido entre os tempos históricos. Qual teria sido o seu início? Questionamentos, pesquisas, polêmicas. Hoje podemos diante de algumas luzes termos diversas definições e opiniões acerca dos registros considerando isso como forma de leitura que através da qual era transmitida uma mensagem ou pensamento. Assim, pelotão de alunos  retratando as pinturas rupestres nos remetam a questão de surgimento da escrita entre os períodos da Pré-História ou História? Eis a questão, importante é saber independente do tempo, imagens e sinais gráficos propriamente vividos, feitos e ditos, estamos aqui, homem e escrita nos caminhos de transformação através da leitura.

IV. Registros: Formas e Significados
Nos mais diferentes lugares, povos e sociedades procuraram meios para transmitir a comunicação e dessa forma se concebia a leitura.
Aluno e alunas da Escola Estadual “Professora Iracema Brandão de Araújo” conduzem ilustrações que nos mostram formas de escrita que em sua evolução e composição ofereceu ao ser humano condições e para atravessar caminhos de dificuldades, de liberdade, de alegrias, de oportunidades, permitido por um veículo chamado leitura.

V. Pelotão de alunos, formandos do 3º ano, que reconhecem na leitura as condições necessárias para um excelente desempenho profissional.

VI. A invenção da Imprensa
Era o ano de 1455, o alemão Johannes Gutemberg, entregou ao mundo a imprensa, os textos que até então eram manuscritos, agora passavam a ser impressos.
Alunos da Escola conduzem faixa explicativa.
Gutemberg, o inventor da imprensa representado por aluno da escola.
Uma invenção revolucionária  que não apenas agilizou a disseminação da escrita, mas sobretudo a propagação das idéias e dos pensamentos entre os homens, absorvidos por um deleite chamado leitura.

VII. Leitura e Conhecimento fazendo uso das práticas sociais.
 Alunos  conduzem representações das opções e preferências de leituras que estão presentes no decorrer da História:
 A Bíblia,
Os Gibis,
As Histórias Infantis,
Os Romances,
 A Música,
 O Esporte,
A Moda,
 A Tecnologia e tantas outros modos de leitura.

VIII. Pelotão formado por alunos dos 1ºs e 2ºs anos, que reconhecem a importância da leitura, lembrando que nossa escola tem como patrona a Professora Iracema Brandão de Araújo, uma mulher que primou pelo ensino do magistério – curso que formava os profissionais que tinha como missão principal o despertar, para uma vivência eficiente da leitura e da escrita.

IX. Leitura e Globalização
Na vivência da atualidade, vemos as novas formas de leitura e escrita através da evolução tecnológica.
Mesmo diante de tanta evolução o livro continua sendo fundamental na formação de leitores

X. Pelotão de alunos dos 1ºs e 2ºs anos.
Presentes a este evento cívico demonstram que participar também é um ato de leitura.
XI- Escola Inclusiva, valorizando as diferenças,
          Alunos especiais com  o alfabeto em brailler e libras
XII- A luz do pensamento de Monteiro Lobato que disse: Um país se faz com homens e livros, educadores conduzindo livros nos lembra que precisamos de a cada dia fazermos leituras do tamanho desse país, para não apenas sermos educadores conscientes dos nossos papéis, mas acima de tudo sabermos dos nossos deveres e cobrarmos dos representantes das instituições públicas os nossos direitos.


XIII- exigem dos representantes do povo uma reflexão e vontade de fazer valer os direitos e valorização da classe , que são os responsáveis por formar os demais profissionais. E a fonte de crescimento da sociedade reside na educação, uma educação de formação justa e democrática, a leitura e a escrita devem ser uma prática constante no ambiente escolar,social e familiar
           

Educadores representam a força e a perseverança no papel de educar e formar os mais diferentes profissionais; apesar de vivermos em um país em que a valorização dos educadores ainda exige dos representantes do povo uma reflexão e vontade de fazer valer leis que promovam a devida importância a estes profissionais, que sempre foram e sempre serão necessários para formação justa e democrática onde a leitura e escrita continuem sendo a maior fonte de conhecimento de sociedade.
A Instituição Educacional Professora Iracema Brandão de Araújo encerra esta programação agradecendo a presença de todas as autoridades. A toda comunidade agradecemos o acolhimento e reconhecimento ao fazer educativo desta instituição estadual de ensino de Acari.
                                                Muito Obrigado!

Nota de gratidão!


Desfile Cívico 2013

Quero agradecer a todos que participaram do nosso desfile cívico ontem a tarde alunos, funcionários, professores e muito especialmente a comunidade acariense que sempre acreditaram no nosso trabalho.

""Gratidão é uma sensação tão agradável... Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol. De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada. Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas em nossas vidas têm tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam. As coisas que você faz, com tanta compreensão e bondade, me enchem de gratidão pela presença e participação no desfile cívico. Obrigada, por se importarem com o nosso trabalho, com a nossa escola, enfim com a educação dos nossos estudantes, por isso peço a Deus que ilumine suas vidas com graças, muita saúde e felicidades." Muito obrigada por tudo. E espero contar com vocês no próximo evento em breve.Parabéns a todos!

JOSÉ EVANI DA SILVA - DIRETOR DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA IRACEMA BRANDÃO DE ARAÚJO - ACARI-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário