A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) reuniu, na manhã desta quinta feira (14), os diretores(as) das 16 Diretorias Regionais de Educação com o objetivo de planejar os investimentos, a serem feitos pela SEEC, nos projetos de infraestrutura nas escolas da rede estadual de educação.
De acordo com Adriana Diniz, secretária adjunta de educação, o sistema de informação da SEEC ainda é muito precário, o que compromete a gestão. "Precisamos de um sistema de informação on-line. O nosso ainda é manual e muito deficitário. Vamos implantar um sistema que possa dar conta de toda a sistemática da educação".
Uma das medidas a serem adotadas é a conclusão da implantação do LSE (Levantamento da Situação Escolar). Trata se de uma metodologia implantada pelo Ministério da Educação e Cultura que consiste no mapeamento e detalhamento da infraestrutura de todas as escolas da rede pública.
O levantamento faz um "raio x" completo de cada escola - com informações sobre a estrutura física, mobiliário, quantidade de alunos, professores e funcionários - para que tanto as secretarias estaduais quanto o MEC tenham todas as informações sobre as unidades de ensino disponibilizadas em banco de dados. O objetivo do ministério é utilizar o LSE nos programas desenvolvidos pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) no sentido de aplicar de forma eficiente os recursos da educação.
Durante a reunião, os principais pontos colocados em pauta foram as obras de engenharia e as carteiras escolares. Quanto à estrutura física a SEEC vai tratar os problemas de forma hierarquizada para planejar os serviços de acordo com a necessidade da rede. Em primeiro lugar, serão atendidas as escolas que estão com paralisações e as que oferecem algum risco, em segundo as escolas que estão em atividade, mas que estão com problemas estruturais.
Este ano, a SEEC já recebeu mais de 150 ofícios dos diretores escolares reivindicando melhorias nas escolas. Os pedidos estão sendo analisados e cadastrados para serem atendidos também de acordo com a necessidade, porém, esse sistema de atendimento emergencial está sendo muito criticado pela atual gestão que pretende mudar a sistemática de atendimento.
Uma das medidas adotadas será o atendimento coletivo com apoio das Diretorias Regionais de Educação. "Não basta o diretor mandar um ofício, pois aqui nós recebemos diariamente dezenas de ofícios. É preciso que ele entre em contato com a Dired, que de forma coletiva vai nos encaminhar suas demandas". Afirmou Adriana.
Outra medida será o planejamento das ações. Para José Pereira - Coordenador de material, patrimônio e serviços gerais da SEEC - não adianta fazer os serviços de forma emergencial e paliativa. "O ano passado a secretaria gastou mais de 3 milhões em pequenos serviços. Essa metodologia não adianta porque pouco tempo depois as escolas voltam a apresentar problemas semelhantes. Precisamos planejar para realizar serviços que realmente resolva, em definitivo e por um longo período de tempo, os problemas estruturais dos prédios". Concluiu Pereira.
Com relação às carteiras escolares, a SEEC já iniciou a entrega de 15 659 conjuntos para alunos, 3084 conjuntos para professores e 121 mesas para cadeirante. A entrega do material está sendo feita por região e de acordo com a necessidade das escolas. As demais solicitações devem ser encaminhadas a secretaria e as Diretorias Regionais.
De acordo com Adriana Diniz, secretária adjunta de educação, o sistema de informação da SEEC ainda é muito precário, o que compromete a gestão. "Precisamos de um sistema de informação on-line. O nosso ainda é manual e muito deficitário. Vamos implantar um sistema que possa dar conta de toda a sistemática da educação".
Uma das medidas a serem adotadas é a conclusão da implantação do LSE (Levantamento da Situação Escolar). Trata se de uma metodologia implantada pelo Ministério da Educação e Cultura que consiste no mapeamento e detalhamento da infraestrutura de todas as escolas da rede pública.
O levantamento faz um "raio x" completo de cada escola - com informações sobre a estrutura física, mobiliário, quantidade de alunos, professores e funcionários - para que tanto as secretarias estaduais quanto o MEC tenham todas as informações sobre as unidades de ensino disponibilizadas em banco de dados. O objetivo do ministério é utilizar o LSE nos programas desenvolvidos pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) no sentido de aplicar de forma eficiente os recursos da educação.
Durante a reunião, os principais pontos colocados em pauta foram as obras de engenharia e as carteiras escolares. Quanto à estrutura física a SEEC vai tratar os problemas de forma hierarquizada para planejar os serviços de acordo com a necessidade da rede. Em primeiro lugar, serão atendidas as escolas que estão com paralisações e as que oferecem algum risco, em segundo as escolas que estão em atividade, mas que estão com problemas estruturais.
Este ano, a SEEC já recebeu mais de 150 ofícios dos diretores escolares reivindicando melhorias nas escolas. Os pedidos estão sendo analisados e cadastrados para serem atendidos também de acordo com a necessidade, porém, esse sistema de atendimento emergencial está sendo muito criticado pela atual gestão que pretende mudar a sistemática de atendimento.
Uma das medidas adotadas será o atendimento coletivo com apoio das Diretorias Regionais de Educação. "Não basta o diretor mandar um ofício, pois aqui nós recebemos diariamente dezenas de ofícios. É preciso que ele entre em contato com a Dired, que de forma coletiva vai nos encaminhar suas demandas". Afirmou Adriana.
Outra medida será o planejamento das ações. Para José Pereira - Coordenador de material, patrimônio e serviços gerais da SEEC - não adianta fazer os serviços de forma emergencial e paliativa. "O ano passado a secretaria gastou mais de 3 milhões em pequenos serviços. Essa metodologia não adianta porque pouco tempo depois as escolas voltam a apresentar problemas semelhantes. Precisamos planejar para realizar serviços que realmente resolva, em definitivo e por um longo período de tempo, os problemas estruturais dos prédios". Concluiu Pereira.
Com relação às carteiras escolares, a SEEC já iniciou a entrega de 15 659 conjuntos para alunos, 3084 conjuntos para professores e 121 mesas para cadeirante. A entrega do material está sendo feita por região e de acordo com a necessidade das escolas. As demais solicitações devem ser encaminhadas a secretaria e as Diretorias Regionais.
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