sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Diretor escola realiza avaliação de desempenho com os líderes de classes




Atualmente percebemos a importância que a avaliação de desempenho tem para os funcionários e o quanto também ela é valiosa para as instituições. Nas duas situações esse recurso possui vital significância, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria deste, e para a escola cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, e com isso, gerando melhores resultados organizacionais.
Primeiramente precisamos compreender o que é avaliação de desempenho. Segundo Chiavenato, "a Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento". Ou seja, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante no universo organizacional, pois através dela, o funcionário tem a oportunidade de ver a forma pela qual o seu superior vem enxergando seu trabalho, de como ele está sendo analisado pelo seu superior. Consequentemente, para a escola também é importante, pois possibilita ajustar determinadas falhas e promovendo o aproveitamento desse capital humano avaliado, tendo em vista que o superior pode ter em mãos um talento que precisa apenas de uma oportunidade.
Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho na escola, dentre eles:
- Ajustar o perfil do funcionário ao local de trabalho.
- Aperfeiçoamento contínuo do funcionário.
- Diagnostica necessidades de treinamentos/qualificações.
- Evidencia problemas de relacionamentos.
- Demonstra evolução dos funcionários.
- Gera motivação e satisfação no trabalho.
Através dessa ferramenta, avalia-se o desempenho para saber a forma pela qual as atividades estão sendo realizado, corrigir desvios, melhorar produtividade, criar um momento entre avaliado e avaliador para conversarem a respeito de como está sendo desenvolvido o trabalho, apontando mudanças em comportamento, em atitudes e em questões técnicas que precisam ser melhoradas. Permitir ao avaliado saber como o seu superior o enxerga, também é importante que o avaliador abra para que o avaliado possa pontuar o que ele acha a seu respeito também.
A pessoa que deve realizar o processo de avaliação de desempenho é o superior imediato de cada colaborador, pois é ele quem conhece a realidade da função. É ele quem conhece o conjunto de atividades realizadas pelo funcionário e quem pode avaliar com maior excelência o cargo em questão, pois conhece as carências, as fragilidades, as potencialidades no desempenho dos funcionários mediante ao cargo que desenvolve. Fazer com que o funcionário se auto avalie é importante para o processo, pois certifica os quesitos avaliados e, havendo um consenso, sempre gera melhores resultados a esta avaliação.
Para que se tenham melhores resultados as avaliações devem ser periódicas e com padrões definidos para todos. Devem ser monitoradas continuamente as evoluções, visando ter dados mais reais para realimentá-la. A avaliação não é um processo fácil e nem rápido, além de exigir dele muita habilidade, principalmente, no ato do feedback. Ressalta-se, aqui, a importância de realiza-las de forma imparcial e impessoal.
Aos avaliadores, sugere-se que tenham algumas habilidades para conduzir esse processo, como:
- Agir com imparcialidade.
- Usar da empatia.
- Possuir boa comunicação.
- Comprometimento.
- Foco em resultados.
Finalizo ressaltando, que a avaliação de desempenho tem por premissa melhorar o desempenho dos funcionários e também o desempenho organizacional, pois é através das pessoas que se consegue atingir os resultados almejados. Com essa finalidade reunimos os lideres de classes para realizarmos a nossa avaliação do 1º semestre letivo.

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