sábado, 29 de janeiro de 2011

Inscrições para a UFRN têm início na segunda-feira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre, a partir desta segunda-feira, dia 31, as inscrições para provimento de vagas nos cargos de Técnico Administrativo em Educação (nível intermediário e superior). São 19 vagas, divididas nas seguintes funções: assistente de laboratório, auxiliar em administração, auxiliar de enfermagem, diagramador, biólogo, contador, enfermeiro, físico e médico nas especialidades oftalmologia, cirurgia vascular, radiologia e cardiologia.

A seleção dos candidatos compreenderá exame de conhecimentos para provimento nos quadros da UFRN, conforme a estrutura das provas apresentadas para cada cargo. Os programas de estudo relativos às provas de cada função serão disponibilizados no site da COMPERVE no período das inscrições.

A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, a partir das 8h do dia 31 de janeiro até as 23h59 do dia dois de março, observando o horário local de Natal. O requerimento de isenção da taxa estará disponível até 13 de fevereiro. Outras informações, através do site www.comperve.ufrn.br.

HUOL

O Hospital Universitário Onofre Lopes realiza nesta próxima teça-feira, primeiro de fevereiro, a solenidade de boas-vindas aos novos médicos residentes do HUOL. Estarão presentes na ocasião representantes das diretorias Médica; de Farmácia; da Comissão de Residência Médica (COREME); de Apoio Assistencial (internamento e serviço social); SAME; Administrativa; Enfermagem; setor de segurança e núcleo de epidemiologia.

A solenidade terá início pela manhã e vai até a tarde. Às 9h30 acontecem as boas-vindas aos novos residentes no Auditório Mariano Coelho - 4º subsolo, no HUOL, com a participação do coordenador da COREME, Gilmar Amorim de Sousa, e do diretor geral do HUOL, Ricardo Lagreca de Sales Cabral. Em seguida, será realizada a aula inaugural “Valorização da Profissão Médica”, ministrada pelo médico Luis Eduardo Barbalho de Mello. O almoço acontece às 13h15 no departamento de nutrição e as atividades retornam às 14h30, com a apresentação do hospital.

Escola de Gestores da Educação Básica

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir do oferecimento de cursos de formação a distância. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública tem como objetivos gerais:

- Formar, em nível de especialização (lato sensu), gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional.

- Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Como resultado dessa iniciativa, o MEC espera a melhoria dos índices educacionais das escolas e municípios atendidos.


Contato

Fies Financiamento pode ser pedido a partir da próxima segunda, 31

Os universitários interessados em obter financiamento estudantil poderão, a partir da próxima segunda-feira, 31, se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O financiamento pode ser solicitado em qualquer período do ano.

Estão habilitados a se candidatar estudantes matriculados em cursos de graduação pagos, que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa. Além disso, o aluno precisa ter feito o Enem.

Só é permitido solicitar financiamento para um único curso de graduação em que a pessoa estiver regularmente matriculada. Não é considerado regularmente matriculado quem estiver com a matrícula trancada.

Passo-a-passo – Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFies), no portal do Ministério da Educação, e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, deve digitar seu CPF, data de nascimento, um endereço eletrônico válido e cadastrar uma senha, que será utilizada sempre que acessar o sistema. Depois disso, o candidato receberá uma mensagem para validação do cadastro.

A partir daí, deve acessar o SisFies e se inscrever, informando dados pessoais, do curso e da instituição e informações sobre o financiamento solicitado. Nesse momento, deve escolher se quer financiamento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (os dois únicos agentes financeiros do Fies) e a agência de sua preferência.

Validação – Concluída a inscrição, o aluno deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino em até dez dias corridos, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações fornecidas pelo candidato.

Validadas as informações, a comissão emitirá o documento de regularidade de inscrição (DRI). Com ele, o candidato deve procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil (conforme sua escolha) para formalizar, uma vez atendidas as normas do Fies, a contratação do financiamento. Isto deve ser feito até, no máximo, vinte dias corridos depois da conclusão da inscrição.

Assessoria de Comunicação do FNDE

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pagamento começa hoje sem calendário anual

O pagamento dos salários de janeiro dos servidores públicos estaduais começa hoje. No primeiro dia recebem os que têm matrículas terminadas de 1 a 5. Na próxima segunda-feira, no segundo e último dia do pagamento, será a vez dos funcionários com matrículas terminadas de 6 a 9 e 0. A folha de pagamento do Estado neste mês é de R$ 221 milhões. O pagamento de janeiro será feito dentro do mês, mas ainda não há um calendário para os salários dos demais meses do ano. O secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Manoel Pereira, admitiu ontem que não existe definição de quando será divulgado o cronograma anual.

Emanuel Amaral Secretário de Administração, Manoel Pereira assegura que pagamento da folha é prioritárioSecretário de Administração, Manoel Pereira assegura que pagamento da folha é prioritário
“Nossa prioridade é o pessoal. Essa é uma decisão de governo. Mas precisamos aguardar para ver como vai se comportar a folha, as receitas, vermos os custeios, as contrapartidas, as dívidas, para podermos ter segurança no calendário anual”, destacou o secretário. Ele frisou que a determinação da governadora Rosalba Ciarlini é para priorizar o pagamento do funcionalismo “em todos os meses, mas ainda é prematuro lançar o calendário anual”.

O pagamento que começa nesta sexta-feira será da “folha bruta”, que inclui os empréstimos consignados, previdência e demais impostos e encargos. O governo informou que na folha deste mês há uma redução de 58,5% nas despesas com cargos comissionados e gratificações, em relação a dezembro do ano passado, quando essas despesas foram de R$ 6.146.000,00.

Além da folha de pagamento, o governo tomou outras medidas em relação à contenção de gastos. No dia 31 de dezembro de 2010 eram 638 carros locados ao Governo do Estado do RN. Ficaram na frota, por enquanto, 457 carros.

Programação da 1ª Etapa da Jornada pedagógica Estadual

Terça feira, 01/02

Manhã – Auditório da Governadoria
08h30min – Acolhimento
09h30min – Abertura (Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline).
10h30min – Palestra inaugural
"Por um projeto de educação para o Estado: desafios e perspectivas".
Profª. Drª. Betânia Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação e da Cultura.
12h – Intervalo para almoço

Tarde – local: CENEP
14h – Palestra

"implicações das avaliações da Educação Básica para a prática pedagógica"
Prof. Dr. Isauro Beltran Núñes, Prof. Titular, departamento de educação/UFRN
15h – Intervalo
15h30min Estudo e planejamento
GT1 – Ensino Fundamental
GT2 – Ensino Médio

Quarta Feira, 02/02

Manhã – CENEP

08h Estudo e planejamento
GT1 – Ensino Fundamental
GT2 – Ensino Médio
GT3 – Gestores (reunião administrativa)
11h – Apresentação dos GTs
GT1 – Ensino Fundamental
GT2 – Ensino Médio
13h - Encerramento

Governadora vai dar posse aos diretores das Direds

Governadora e Secretária farão a abertura da Jornada Pedagógica Estadual
Governadora e Secretária farão a abertura da Jornada Pedagógica Estadual
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) vai realizar a semana pedagógica da rede estadual de educação. O evento será realizado em três etapas e consistirá em encontros envolvendo os três níveis da estrutura educacional - Órgão Central, Diretorias Regionais de Educação e Cultura e Escolas – com cronograma dividido em três etapas: o encontro estadual nos dias 01 e 02/02, encontros regionais 07 e 08/02 e encontros locais 09 a 11/02. O encontro estadual será no Centro de Formação Profissional Jesse Pinto Freire, porém, a abertura será no auditório da Governadoria, ocasião em que a Governadora Rosalba Ciarline vai dar posse aos novos diretores das Direds.

 As Diretorias Regionais estão organizando sua programação em parceria com as secretarias municipais de educação. As atividades compreendem estudo e planejamento pedagógico para o ano letivo e tem como objetivo elaborar um novo projeto educacional para o estado por meio de uma reflexão crítica sobre o conjunto dos documentos oficiais da educação básica.

O planejamento pedagógico será debatido a partir do tema central "Um novo olhar para a prática pedagógica a partir das avaliações nacionais da Educação Básica". O objetivo geral é analisar as referências das avaliações nacionais para o pensar e instrumentalizar ações nas disciplinas escolares na perspectiva de contribuir para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem.

De acordo com o plano de trabalho, o referencial da jornada pedagógica vai consistir em documentos orientados a contribuir para o desenvolvimento do pensamento para lidar com o conhecimento e não para o acúmulo e reprodução de informações. Essa orientação requer toda a ênfase na mobilização do conhecimento e na operacionalização e instrumentalização da prática docente efetiva em torno das habilidades descritas nas matrizes curriculares da educação básica em cada etapa do ensino como ferramentas da educação para o desenvolvimento integral do educando.

A metodologia de trabalho consistirá em palestra com a Profª Drª Betânia Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação e da Cultura estudo e discussão da palestra do Prof. Dr. Isauro Beltran Núñes/UFRN leitura e estudos individuais discussão em grupo das matrizes das avaliações/referenciais curriculares análise dos fatores que incidem negativamente nos resultados do RN nas avaliações nacionais, redefinição dos programas dos componentes curriculares a partir de um roteiro e elaboração das memórias do trabalho.

Durante os Encontros Regionais e Locais a SEEC pretende reunir gestores e assessores técnicos pedagógicos das 16 Diretorias Regionais, equipes gestoras pedagógicas das escolas estaduais, além de representantes das secretarias municipais de educação e professores. Os resultados ou produtos esperados com a jornada deverão apontar para o desdobramento de atividades e práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem com ênfase no desenvolvimento das habilidades descritas nas matrizes curriculares das avaliações nacionais.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Retorno dos supervisores


Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo

Acari - RN, 28 de janeiro de 2011 (6ª feira)

Convite

Para os colegas de trabalho

Colega,

Pegue esta borracha,

E apague do ano que passou...

... o cansaço pelas longas horas de trabalho.

... a preocupação pelos tempos difíceis.

... a tristeza de não ter realizado tudo que planejou.

... o que restou de ruim de 2011.

E com este lápis registre que há razões para você ser feliz!

Sendo abençoado por Deus!

Tendo fé.

Tendo amigos.

Tendo família unida.

Trabalhando no que gosta e, principalmente,

estando conosco para dividirmos

mais um ANO DE TRABALHO.

É bom estar com você para mais uma jornada.

SEJA BEM-VINDO!!

Esperamos vocês dia 02 de fevereiro, às 08 horas da manhã aqui na escola
                    
                                                             À direção

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Não podemos aceitar que o Governo Estadual quebre com a Cultura instalada há anos na SEEC de pagar 1/3 de Férias para todos os Trabalhadores em Educação agora no mês de janeiro

Garantido o pagamento na Folha de Pagamento para este mês de janeiro de todos os 5.500 servidores implantados na Folha desde o mês de dezembro de 2010 (GNO, GNM e GNS) a nossa luta agora é para garantirmos o pagamento de 1/3 de Férias para todos os Trabalhadores em Educação.
Segundo Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, que tem 27 anos de serviço nunca a SEEC pagou de forma diferenciada o 1/3 de Férias aos Trabalhadores em Educação. Nunca houve separação entre os Funcionários de Escola e o quadro do Magistério.
Se esse ano acontecer dessa forma será a primeira vez e isso será muito ruim. E nós não vamos nos calar. É necessário que se lute e que se mostre a atual gestão da SEEC que se isso acontecer estará se quebrando uma cultura de mais de trinta anos.
Temos consciência e a clareza de que o 1/3 de Férias é pago no mês em que se tira Férias, mas nunca nós trabalhadores em educação recebemos o 1/3 de forma separada de um lado os servidores e de outro o magistério.
Ainda segundo Janeayre Souto, foi garantido o pagamento dos 30% para os servidores implantados agora para o mês de janeiro, mas o governo ainda não respondeu como ficará o reajuste do Salário Mínimo para os servidores que ainda não foram implantados, para os servidores que ainda não foi nem publicado o seu enquadramento, essas são respostas que estamos buscando e que ainda não estamos com as respostas para elas.
Se o pagamento do 1/3 de Férias for pago de forma separada como é que nós funcionários de escola iremos receber o nosso 1/3, essa é uma pergunta que eu passei toda a sexta-feira (21) buscando resposta para ela e que até agora não consegui, percorri vários setores do governo buscando essa resposta e ainda não se tem, a resposta que obtivemos e que não aceitamos é a de que “estudaremos como iremos pagar 1/3 de férias aos funcionários da educação”.

Estado garante pagamento de PCCR

Governo do estado confirmou o pagamento da primeira parcela do PCCR. O anúncio foi feito na última sexta-feira (21) e se restringe aos servidores que tiveram o valor discriminado nos contracheques de dezembro.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, afirma que durante toda a semana, o Sindicato fez contato com inúmeros setores do Governo a fim de sensibilizar a administração a cumprir os compromissos firmados pelo governo anterior. “É papel do gestor dar continuidade ao trabalho, uma vez que, o servidor público é o prestador de serviços e garante o funcionamento de toda máquina do estado”, enfatiza.

Direção do SINTE garante na luta o reajuste do Salário Mínimo para os servidores que não serão implantados na Folha de Pagamento para o mês de janeiro

Durante todo o mês de janeiro nós atuamos mesmo que nos bastidores para que o governo estadual garantisse o pagamento do reajuste do Salário Mínimo para os servidores que não forem contemplados com a implantação do seu Enquadramento na Folha de Pagamento do Estado. Esse foi inclusive um dos pontos que nós tratamos com a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos Manoel Pereira dos Santos.
Segundo Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, sexta-feira (07), a Comissão de Enquadramento e Acompanhamento do PCCR participou de uma reunião com o SEARH Manoel Pereira dos Santos, nessa reunião a Comissão dentro dos diversos assuntos tratados esse foi um deles.
Registramos aqui que a Comissão e a direção do SINTE tem realizado uma luta sem tréguas no sentido de que se garanta a implantação de todos os servidores.
Essa luta teve início no governo do Ex-Governador Iberê Ferreira de Souza, aliás, foi do Ex-Governo a ordem para que não se implantasse todos os servidores.
A garantia do reajuste do Salário Mínimo agora para o mês de janeiro para os servidores que não foram implantados era o mínimo que deveria acontecer.
Registramos aqui que na reunião do dia 07 de janeiro o SEARH Manoel Pereira dos Santos, assumiu o compromisso com a Comissão de que seria garantido para os servidores que não fossem implantados agora na Folha de Pagamento do mês de janeiro o reajuste do Salário Mínimo.

Listas da ação de Geraldo Melo estão atualizadas

O Sinte disponibiliza os novos relatórios de beneficiários da Ação de Geraldo Melo. Ao todo, são 10 mil pessoas com direito à ação, mas apenas 6 mil estão com a documentação completa e aptas a receber. O prazo máximo para atualização dos dados é 17 de fevereiro e não haverá prorrogação por parte da justiça.
Clique aqui para ver se o seu nome consta na lista de pessoas, cuja documentação foi devidamente repassada ao Sindicato. Caso seu nome não se encontre na lista anterior, clique aqui para saber se você tem direito à ação, mas necessita atualizar a documentação. Aqueles que estiverem na segunda lista, discriminados como NÃO no item entrada, devem se dirigir à sede do Sinte ou de qualquer uma das regionais para dar início ao processo. Para isso, é necessário levar ao local os contracheques relacionados aos anos 1989,1990 e 1991.

Sindicato terá audiência com a secretária de Educação do Estado

A direção do Sinte se reunirá nesta quinta-feira (27) com a secretária de Educação do Estado, professora Betânia Leite Ramalho. A pauta foi enviada AA nova gestora desde o dia 7 deste mês e versa sobre os pontos negociados com os governos Vilma e Iberê.

Durante a audiência será discutido, ainda, que o novo governo firme compromissos como a revisão do Plano de Carreira do Magistério, principalmente no que diz respeito à tabela de salários da categoria. A implementação do Plano de Carreira dos Funcionários, o pagamento aos 3.331 professores das parcelas devidas pelo estado desde janeiro de 2010 também estão fazem parte dessas prioridades.
O Sindicato reivindicará, ainda, que sejam efetuados os pagamentos de atrasados restantes que são fruto de acordo com o governo em 24 de agosto/2010. A concessão de licença prêmio para os professores de sala de aula e a confecção da carteira profissional.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UFRN convoca 354 suplentes

UFRN convoca 354 suplentes

A UFRN divulgou na noite de ontem a primeira lista de alunos contemplados dentro das vagas remanescentes do Vestibular 2011. Ao todo, foram convocados 354 suplentes, dos quais 42 no curso de Ciência e Tecnologia Eles terção apenas um dia, esta quarta-feira, 26, para se cadastrarem em Natal, Currais Novos ou Caicó. A segunda lista será divulgada já na quinta-feira.

As vagas remanescentes surgiram do não comparecimento de alunos aprovados no vestibular dentro do prazo inicial de cadastramento, que se encerrou na última sexta-feira, ou então do remanejamento de opção de cursos. São beneficiados com as vagas abertas os suplentes habilitados (que passaram no ponto de corte), seguindo a ordem de classificação de cada curso.

A lista com os nomes está disponível no portal TN Online (www.tribunadonorte.com.br) e foi afixada nos quadros de avisos da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) e do Departamento de Administração Escolar (DAE), além de ser publicada nos sites da Prograd (www.prograd.ufrn.br) e da própria Comperve (www.comperve.ufrn.br). O Vestibular 2011 da UFRN ofereceu 6.139 vagas e todas foram ocupadas, inicialmente.

Os estudantes constantes da lista de suplentes divulgada ontem deverão, após o cadastramento, se matricular de 3 a 9 de fevereiro (caso tenham passado para o primeiro semestre) e as aulas terão início no dia 21 do próximo mês. Quem passou para o segundo semestre irá se matricular de 21 a 27 de julho, com início das aulas em 8 de agosto. A terceira e última lista de convocação do Vestibular 2011 será publicada no primeiro dia de fevereiro.

cadastramento

Data: 26 de janeiro

Horários: 8h às 11h e 14h às 17h

Locais:

- Aprovados para cursos de Natal e Santa Cruz (DAE  - prédio da Reitoria – Campus central)

- Aprovados para cursos de Caicó e Currais Novos (nos próprios centros)

Documentação

para cadastro

- Diploma, certificado ou certidão de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (cópia legível e autenticada)

- Histórico escolar do Ensino Médio (cópia legível e autenticada)

- Carteira de Identidade (cópia legível e autenticada)

- Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (cópia legível e autenticada)

- Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral, ou obtida no site www.tse.gov.br (dispensada para os candidatos que completaram 18 anos após o dia 5 de maio de 2010)

- Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino (cópia legível e autenticada - dispensada para maiores de 45 anos de idade)

- Procuração (se for o caso)

Próximas chamadas:

- 27 de janeiro (cadastro dia 31 de janeiro)

- 1º de fevereiro (cadastro dia 3 de fevereiro

Matrículas

Datas

- 1º semestre (3 a 9 de fevereiro)

- 2º semestre (21 a 27 de julho)

Local: coordenações dos cursos

Divulgação dos atestados de matrícula: 1º semestre (A partir do dia 18 de fevereiro)

Rematrícula: 1º semestre (21 e 22 de fevereiro)

Calendário letivo

1º semestre

- Início das aulas  - 21 de fevereiro

- Término das aulas – 8 de julho

2º semestre

- Início das aulas – 8 de agosto

- Término das aulas – 22 de dezembro

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

UFRN fará convocação para as vagas remanescentes a partir desta segunda

UFRN fará convocação para as vagas remanescentes a partir desta segunda

 A Universidade Federal do Rio Grande do Norte faz a partir de segunda-feira, 24, 18h, as chamadas para preenchimento de vagas remanescente e de remanejamentos de opção de cursos para os candidatos classificados no Vestibular 2011. A primeira chamada dos candidatos será feita nos quadros de avisos da COMPERVE e do Departamento de Administração Escolar (DAE), como também nos sites www.prograd.ufrn.br ou www.comperve.ufrn.br.

A programação das convocações e o cadastramento dos candidatos seguirá a seguinte ordem: 1ª chamada no dia 24, com cadastramento no dia 26 de janeiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h; 2ª chamada ocorre no dia 27, com cadastramento no dia 31, no mesmo horário; última chamada no dia primeiro de fevereiro, com o cadastramento dos candidatos no dia três de fevereiro, também a mesma hora.

Os classificados convocados dos Campi de Caicó e Currais Novos realizarão seus cadastramentos nos próprios centros, enquanto que para os candidatos do Campus Central e Campus Santa Cruz, o processo será realizado no Departamento de Administração Escolar da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Campus de Natal.

Os candidatos deverão, no ato do cadastramento, apresentar os seguintes documentos: diploma ou certificado ou certidão de conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Histórico Escolar (uma cópia autenticada); RG e CPF (cópias autenticadas); certidão de quitação eleitoral fornecida por órgão da Justiça Eleitoral ou obtida pelo endereço eletrônico www.tse.gov.br e prova de estar em dia com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino).

A matrícula dos alunos classificados e cadastrados será realizada nas coordenações dos respectivos cursos, nos horários de expediente, nas seguintes datas: para o 1º período letivo de 2011, a matrícula ocorrerá de três a nove de fevereiro; para o 2º período letivo 2011, será de 21 a 27 de julho.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Divulgada a lista de aprovados no SiSU

Divulgada a lista de aprovados no SiSU

Foi divulgado nesse domingo (23) pelo Ministério da Educação a lista de aprovados na primeira chamada no SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Com um total de 83.125 vagas distribuídas em 83 instituições públicas de ensino superior.

Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Após esse prazo se ainda houver vagas terá ainda mais duas outras chamadas.

Para ver o resultado clique no no link: Lista

MEC antecipa primeira chamada do Sisu 2011; veja aprovados

MEC antecipa primeira chamada do Sisu 2011; veja aprovados

MEC antecipou a primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para este domingo (23). A previsão era de que a lista seria divulgada na segunda-feira (24). Consulte a lista no site da seleção:
 
A matrícula para os aprovados deve ser feita diretamente nas instituições nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. Veja o calendário:

Primeira chamada

Resultado 24 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados 27, 28 e 31 de janeiro
Há mais duas chamadas e a lista de espera. Se o candidato foi aprovado em sua primeira opção na primeira chamada, será automaticamente retirado do sistema, fazendo ou não sua matrícula na instituição. Ou seja: ele não poderá participar das outras chamadas do Sisu.  Essa norma vale para aprovações em primeira opção nas próximas chamadas do Sisu. Veja o calendário:

Segunda chamada

Resultado 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 8 e 9 de fevereiro

Terceira chamada

Resultado 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 15 e 16 de fevereiro

Lista de espera

Declaração de interesse em participar da lista 13 a 17 de fevereiro

Problemas

O Sisu foi marcado por problemas de informática e uma batalha judicial que continuou até depois de o sistema ter fechado, em 20 de janeiro. Questionado sobre as falhas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o ministério precisa reforçar sua área de infraestrutura de tecnologia da informação.
Haddad negou ainda que tenha havido falha de planejamento. Ele disse que aguarda, em menos de 30 dias, resultado de uma auditoria para saber a origem dos problemas no sistema. Adiantou, no entanto, que suspeita que o erro tenha origem na configuração de uma das máquinas que foram substituídas no meio do processo. “Sei o que não causou: não foi falta de planejamento, nem [falha de] internet, nem rede, nem capacidade de rede, não foi aplicativo”, disse.

Superior Tribunal de Justiça

Na sexta (21), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) cassou todas as liminares das Justiças Federais dos Estados contra o Sisu. “Juízes de primeira instância estavam tomando decisões incoerentes entre si. Isso torna qualquer procedimento executivo inviável", disse Haddad em entrevista coletiva. "Como pode o Poder Público atender uma e deixar de atender a outra?”, questionou.
Segundo o STJ, seria um risco manter as decisões das Justiças Federais dos Estados, por representar um "conflito de competências". A decisão foi do ministro Félix Fischer, que afirmou que "o deferimento indiscriminado de liminares" para prorrogar prazos do Sisu iria ter impacto no calendário das instituições, "ocasionando, também, prejuízos àquelas instituições e estudantes que se valem do Prouni (Programa Universidade para Todos)".

Batalha jurídica

Com essa decisão, cai a liminar que permitia o acesso à correção das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Já havia caído a liminar que prorrogava as inscrições do Sisu apenas para o Rio de Janeiro. O MEC fechou o sistema ontem e não o reabriu na manhã desta sexta (21), apesar da decisão da Justiça.
Durante a quinta-feira (20), houve uma batalha jurídica o MEC e a Justiça Federal em vários Estados.  A Justiça Federal no Ceará autorizou o acesso à correção das provas do Enem 2010 e a possibilidade de entrar com recursos, caso houvesse irregularidades no resultado.
Pouco antes, a Justiça Federal em Pernambuco também já havia negado o pedido de a suspensão do funcionamento do Sisu, que havia sido feito pelo MPF/PE.

Já em São Paulo, um estudante conseguiu uma liminar para ter acesso às provas, conforme divulgou a Justiça Federal no Estado no começo da noite desta quinta. O candidato afirma ter preenchido corretamente a cor do caderno de questões e assinado a ata de sala (que confirma sua presença no segundo dia de provas). No entanto, ele diz que teve suas notas zeradas.

Universitários vão participar de operação no Seridó

Universitários vão participar de operação no Seridó

Universitários de diversos estados brasileiros desembarcaram  em Natal com uma missão: realizar atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável de comunidades da  região Seridó do Estado. A comitiva,  com cerca de 400 voluntários, integram o  Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. A ação visa colocar em prática – até o dia 7 de fevereiro – projetos de formação de pessoal em áreas de conhecimento diversas, valorizando o potencial econômico de cada município. A programação está sendo chamada Operação Seridó.


Estudantes desembarcam para integrar equipes que vão desenvolver cursos de formação 

















“É um permuta de cultura, ciência e cidadania, onde os dois lados saem ganhando”, diz o estudante de Ciências Biológicas do IF do Sulminas (MG), André Lattaro dos Santos, 25.  Estreante no projeto e no Nordeste a professora Livy Oliveira, do curso de nutrição da Univap (SP) estava ansiosa para atuar em São João do Sabugi. “É a vivência em campo do que vi nesses três anos de faculdade de agronomia”, diz Natalia Sgobi, que seguirá amanhã para Parelhas.

A solenidade de abertura será realizada hoje, às 11h , no Centro de Convenções de Natal, com a participação da governadora Rosalba Rosado Ciarline, do Ministro da Defesa Nelson Jobim e do Comandante Militar do Nordeste Américo Salvador de Oliveira.

Durante o período serão ministradas às comunidades, palestras sobre uso de recursos hídricos, manejo de resíduos, gestão pública, educação, exploração sustentável da mineração, uso da terras cultiváveis e assistência médica.”A ideia é multiplicar o conhecimento e fortalecer a cidadania”, explica o major Oliveira Bolzan.

As atividades no Rio Grande do Norte serão realizadas nas cidades de Municípios que serão atendidos pelo Projeto: Carnaúbas dos Dantas, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Equador, Florânia, Itajá, Jaçanã, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Matos, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas - visitados em novembro passado.  E contarão com o apoio logístico do 16° Batalhão de Infantaria Motorizada (16º BIMtz)  e  municípios.

 

sábado, 22 de janeiro de 2011

ProUni- Programa Universidade para Todos abre inscrições

Prouni - Programa Universidade para Todos abre inscrições

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre inscrições nesta sexta-feira (21). Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As inscrições seguem até 25 de janeiro.


As inscrições podem ser feitas através do site do ProUni. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.


As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos. O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade.


A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 04 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.


Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro.

Semana Pedagógica - ano letivo 2011.

Semana  Pedagógica - ano letivo 2011.

A Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo realiza a semana pedagógica para ano letivo 2011 de 07 à 11 de fevereiro de 2011. A programação já foi elaborada  pelos gestores e está sendo divulgada, veja a seguir:




UERN divulga resultado do Vestibular 2011 nesta segunda-feira

UERN divulga resultado do Vestibular 2011 nesta segunda-feira

 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), antecipou em uma semana o resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV.2011).A divulgação ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro, às 15h, na Reitoria da UERN, Rua Almino Afonso, Centro. O reitor Milton Marques de Medeiros fará o anúncio oficial.
Previsto em edital para ser divulgado no dia 31 de janeiro, o resultado foi antecipado para possibilitar que os candidatos aprovados tenham mais tempo para providenciar a documentação. As matrículas dos aprovados ocorrerão nos dias 10 e 11 de fevereiro. As provas do PSV 2011 foram realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2010, ofertando um total de 2.346 vagas.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Semana Pedagógica

A Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo fará a Semana Pedagógica a partir de 02 de fevereiro de 2011. Convidamos os funcionáriospara para participar das atividades programadas durante toda semana de 07/02 à 11/02/2011.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Material escolar: aumento médio é de 9,67% em relação a 2010, revela Procon Natal

Material escolar: aumento médio é de 9,67% em relação a 2010, revela Procon Natal


O PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, realizou pesquisa de material escolar em vinte e três (23) papelarias da cidade do Natal, selecionadas entre as maiores e mais tradicionais do mercado, constatando que os preços subiram, em média, 9,67% em relação ao ano passado. De uma lista de 27 itens, vinte e um (21) estão mais caros e apenas seis (06) sofreram redução.
Há grandes diferenças de preços entre produtos da mesma marca e modelo, chegando a 567%, como é o caso de um simples apontador plástico COLORCIS, com um furo, que apresenta diversos preços: R$ 0,15 (menor preço), R$ 0,16, R$ 0,18, R$ 0,20, R$ 0,22, R$ 0,25, R$ 0,29, R$ 0,30, R$ 0,35, R$ 0,50 e R$ 1,00 (maior preço).
Por isso, o PROCON NATAL recomenda aos pais que pesquisem antes de comprar, pois a economia pode ser significativa. Além disso, devem procurar as melhores condições de pagamento, os descontos, observando a qualidade dos produtos, procurando comprar produtos com selo do INMETRO.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de janeiro de 20011, e coletou preços de 27 itens de papelaria, como: apontador, borracha, caneta esferográfica, cola plástica, canetas hidrográficas, lápis cera, gizão de cera, lápis de cor pequeno, lápis de cor grande, lápis preto nº. 2, massa para modelar, pasta de cartolina, pincel atômico, pincel nº. 12, tinta guache, esquadro plástico, régua plástica, cadernos – de sete tipos, papel almaço e papel tamanho ofício A4 (resma e cento).
Foram coletados os preços/marcas dos itens solicitados, resultando em 246 produtos de diferentes marcas e modelos, disponíveis no momento da pesquisa.
Aumento de preços
Comparando os preços médios deste mês/ano com os do mesmo período do ano passado, o PROCON NATAL constatou aumento médio de 9,67%. Os maiores aumentos foram observados na borracha comum pequena (está 58% mais cara), canetas hidrográficas (+31%), apontador simples (+27%), pasta de cartolina (+26%), régua transparente de 30cm (+25%), lápis de cor grande (+23%), lápis de cor pequeno (+21%) e esquadro transparente de 16cm (+17%). Os cadernos subiram, em média, 7%.
As reduções (seis) foram observadas em alguns tipos de caderno, no lápis preto nº 2, cola plástica e lápis cera.
Variedade de produtos
A variedade de produtos é grande, assim como os preços e a qualidade dos produtos. Das vinte e três papelarias pesquisadas, as dez com maior variedade de produtos no dia da pesquisa eram: Livraria Câmara Cascudo – Centro, Livraria e Papelaria Confiança – Alecrim, Livraria Independência – Alecrim, Papelaria Braskendy – Cidade da Esperança, Livraria Progresso Mundial – Panatis I, Livraria Papelnet – Centro, Casa do Colegial – Capim Macio, Casa do Colegial – Alecrim, Livraria e Papelaria Santana – Alecrim e Livraria e Papelaria Didática – Capim Macio.
As cinco papelarias mais baratas – tomando-se o preço médio de cada item à disposição do consumidor no dia da pesquisa – eram: na zona sul/Centro, a Livraria Câmara Cascudo (Centro), Sacolão (Natal Norte Shopping), Papelaria Braskendy (Cidade da Esperança), Potylivros (Centro) e Livraria Progresso Mundial (Panatis) (veja a relação completa no site do PROCON NATAL: www.natal.rn.gov.br/procon).
Diferenças de preços
Um dos principais objetivos da pesquisa é verificar a diferença de preços existente entre os estabelecimentos, de forma a demonstrar ao consumidor a necessidade de se pesquisar antes de comprar. . E o PROCON NATAL constatou diferenças de até 567% entre produtos de marcas iguais, como é o caso do apontador plástico com um furo da marca Colorcis, cujo menor preço é R$ 0,15 e o maior, R$ 1,00. O preço do conjunto de canetas hidrográficas da marca Colorcis varia de R$ 1,56 a R$ 9,80 (diferença de 528%). Um apontador plástico com um furo da marca Faber-Castell pode custar entre R$ 0,25 e R$ 1,50, representando uma diferença de 500% (ver tabela a seguir).
O Procon deixou de considerar as diferenças de preços entre os cadernos devido à enorme variedade, cada qual com características próprias (capas com fotos de artistas, adesivos, etc.). Neste caso, as diferenças superam 800% para cadernos com características semelhantes (nº de folhas, tipo de encadernação) e marcas diferentes.
Cabe ao consumidor avaliar a qualidade dos produtos, tendo o cuidado de conferir se o mesmo tem o selo de segurança do INMETRO, pois alguns produtos, embora baratos, deixam a desejar no quesito qualidade e segurança (produtos tóxicos, por exemplo).
As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento podem ser consultadas na página do PROCON NATAL na internet: www.natal.rn.gov.br/procon.

SEEC vai implantar sistema de avaliação da Educação Básica semelhante ao IDEB

SEEC vai implantar sistema de avaliação da Educação Básica semelhante ao IDEB.

SEEC vai realizar primeiros testes ainda este mês 




A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC)&nbspvai implantar o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio Grande do Norte. O Sistema é semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e vai permitir acompanhar o desempenho escolar dos alunos com base na mesma metodologia adotada pelo MEC/INEP e outros estados da federação para avaliações em larga escala. A aplicação dos primeiros testes está prevista para o final de novembro e a divulgação das análises para o mês de dezembro.

Os resultados permitirão conhecer o perfil de cada uma das escolas da rede estadual e acompanhar sua progressão ao longo dos anos. A associação entre os resultados nas provas objetivas e as respostas aos questionários de contexto irão oferecer extenso material para análise dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nos aspectos ligados a origem social, as características das escolas e desempenho dos educadores para permitir a adoção de políticas que melhorem a qualidade da educação básica do estado.

O modelo de elaboração das questões, montagem das provas, aplicação dos instrumentos de avaliação e de contexto, processamento dos dados e alimentação do banco de dados vai seguir orientações reconhecidas internacionalmente, que são referência nos sistemas estaduais e federais em operação no Brasil. Os instrumentos a serem utilizados são provas com itens de múltipla escolha e questionários a serem respondidos por alunos, professores e diretores.

O sistema compreenderá avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática que serão aplicadas inicialmente por amostragem em turmas do 5º ano do ensino fundamental das escolas estaduais circunscritas a 1ª Dired, que compreende os municípios de Natal, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, em um projeto piloto. Posteriormente a SEEC vai estender esse projeto para todo estado e incluir turmas do 9º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.

O IDEB estadual também vai contar com a definição de uma matriz de referências, a partir da identificação dos conteúdos curriculares a serem abordados nas questões da prova, expressando as principais competências a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem em cada nível de escolaridade.

As provas serão elaboradas por professores do ensino médio do estado, selecionados em processo de capacitação específico a partir dos critérios de metodologia adotada, que também prevê testes e seleção dos itens num processo que permita a garantia de criação de um banco de dados para análises estatísticas confiáveis, totalmente desenvolvido sob a supervisão de consultoria especializada. 
Os indicadores obtidos, ao longo dos anos, serão comparados com a prática, ou seja, será feita uma relação do que está sendo executado nas escolas com os resultados obtidos.

Segundo o secretário de educação e cultura do estado, Otávio Augusto de Araújo Tavares, a avaliação por si só não adianta é preciso utilizar os dados para avaliar os indicadores de qualidade na educação e citou seis indicadores necessários para atingir melhores resultados: Infraestrutura física, qualificação docente, proposta pedagógica, clima institucional, sistema de ingresso permanência e sucesso e a valorização profissional.

"Dentro de cada eixo, desses citados, a avaliação deve verificar a condição de indicadores e quais são os critérios que agente vai utilizar. Então, o índice pelo índice sozinho não adianta. O sistema tem que ser utilizado para atingir determinadas metas que são esses indicadores de qualidade". Os indicadores, citados pelo professor Otávio Augusto, são os indicadores de qualidade na educação publicados pelo MEC e pelo INEP no ano de 2006.       

Planejamento Estratégico - 2011

Planejamento Estratégico - 2011


 

A Escola de Governo do RN realizará no período de 24 a 28 de janeiro o Planejamento Estratégico - 2011, com o objetivo de estabelecer as diretrizes institucionais para este ano.  No encontro serão definidas as ações pedagógicas (Cursos de capacitação, aperfeiçoamento, extensão, graduação e pós-graduação), os eventos (Oficinas, Seminarios, Congressos, Fóruns e Debates) e os programas e projetos da EGRN.

Estudantes do RN participam de etapas regionais da Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudantes do RN participam de etapas regionais da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Estudantes do RN selecionados para a etapa final estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro participarão de encontros regionais em diferentes pontos do país, onde vão representar o estado nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. O primeiro encontro acontece em Curitiba, no período de 03 a 05 de novembro, onde participam os alunos selecionados na categoria Crônica: Gustavo Kaique da Silva Guilherme (E. E. Profª. Terezinha Carolino de Souza - Jaçanã), Sara Viviane Almeida de Oliveira (E. E. Tacísio Maia – Pau dos Ferros), Taiana Cardoso Novaes (E. E. José Fernandes Machado – Natal), Pedro Henrique Cavalcante Ribeiro (E. E. Profª. Joana Honório da Silveira Moura – Angicos) e Pedro Paiva Alves (E. E. Regulo Tinôco – Natal).

Na categoria Poema, o estado será representado pelos alunos: Alexsandro Matheus de Queiroz Aquino (E. E. Tarcísio Maia – Pau dos Ferros) Warlan de Medeiros Dantas (E. E. Monsenhor Walfredo Gurgel - Natal).

Na categoria Memórias Literárias, foram selecionados pela Comissão Estadual: Natália Dutra de Oliveira (E. E. Dr. Xavier Fernandes – Patu) João Pedro de Santana Silva (E. E. Aristófanes Fernandes – Santana do Matos) Antônio Lindoelson Dias (E. E. Bernardino Fernandes – Marcelino Vieira) Eunice Rubiana da Cruz Neta (E. E. Profª. Maria das Graças Silva Germano – Jucurutú) Juliana Bernardo de Souza Dantas (E. E. 29 de Março – Portalegre).

Já na categoria Artigo de Opinião foram selecionados: Hildegna Moura das Costa (E. E. Vicente de Fontes – José da Penha) Luana Beatriz dos Santos Rodrigues (E. E. Angelita Félix Bezerra – Lagoa Nova) Luana Cristina da Silva Dantas (E. E. Profª. Iracema Brandão de Araújo – Acarí) Iconário Cheridan da Silva Ramos (E. E. Varela Barca – Natal) Jária Maria Ribeiro de Medeiros (E. E. João Ferreira de Souza – Santa Cruz) Gerdon da Silva Santos (E. E. João Tibúrcio – Goianinha).

Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e a visão de mundo dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Na etapa regional, professores e alunos semifinalistas do RN e dos demais estados participam de oficinas e atividades para o aprimoramento dos seus trabalhos.

Ao todo, 500 alunos de todo o Brasil e seus respectivos professores participarão de quatro encontros regionais coordenados pela equipe técnica do Cenpec, de acordo com o calendário que estabelece datas e locais específicos para cada categoria: Crônica (já ocorre esta semana, em Curitiba, de 03 a 05 de novembro), Poema (em Fortaleza, de 08 a 10 de novembro), Memórias Literárias (em Belo Horizonte, de 10 a 12 desse mesmo mês) e Artigo de Opinião (em São Paulo, de 16 a 18 de novembro). Nos encontros com os semifinalistas, serão selecionados pelas Comissões Julgadoras Regionais até 152 textos finalistas de todo o Brasil.

Os professores dos alunos semifinalistas deverão entregar à Coordenação, durante os encontros, o ‘Relato de Prática’ e participarão da seleção no segmento docente, independentemente do resultado dos estudantes nessa etapa. Ao todo serão selecionados 28 Relatos de Prática.

As comissões julgadoras dos quatro estados onde acontecem as Oficinas regionais escolherão os 152 finalistas que vão participar da Cerimônia de Premiação, em Brasília, no dia 29 de novembro de 2010, onde serão apresentados os vinte textos vencedores da 2ª Edição da Olimpíada da Língua Portuguesa. Serão premiados cinco textos em cada gênero.

 

UFRN tem a melhor avaliação

UFRN tem a melhor avaliação

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) - órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) - divulgou o resultado do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) 2009. Na avaliação do instituto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lidera o ranking das instituições de ensino superior no estado. Faculdades privadas também conseguiram um bom desempenho. Foram avaliadas 2137 instituições em todo país. 

O IGC é um indicador que mede a qualidade de instituições de educação superior. Para sua composição, o MEC leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. O resultado final está em valores contínuos (que variam entre 0 e 500) e em faixas (de 1 a 5). No resultado divulgado esse mês, a  UFRN obteve 341 pontos e ficou na faixa 4. A Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (Farn), foi a segunda colocada no estado obtendo 302 pontos e, assim como a UFRN, ficou na 4ª faixa. (Confira quadro).

Através da assessoria de imprensa, Ângela Paiva, reitora em exercício da UFRN, disse que “a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem se destacando nos últimos anos e tem se colocado como uma referência na região. Essa boa colocação é resultado de um esforço conjunto de todos aqueles que fazem a Universidade e a intenção é continuar trabalhando para que a UFRN continue avançando em qualidade”.

De acordo com Dalaider Pessoa Cunha Lima, fundador e reitor da Farn, a nota desse ano foi satisfatória. O reitor credita o êxito ao trabalho realizado nos últimos anos. “Priorizamos a qualidade. Há uma boa seleção dos professores e alunos. A elaboração de um projeto pedagógico consistente também é fator decisivo para conseguir esse  pontuação”, diz. A instituição tem onze anos e oferece cursos de graduação e pós-graduação. Comparando os dados dos últimos anos, a Farn conseguiu subir uma faixa.

Para a coordenadora pedagógica e uma das fundadoras  do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa, apesar do avanço em algumas instituições, o estado não tem muito o que comemorar. “O resultado não foi aquele que gostaríamos. Seria mais interesse que estivéssemos com notas melhores”, avalia. De acordo com a professora, é necessário que haja uma mudança de atitude dos gestores da educação para que os próximos resultados sejam mais positivos. “Precisamos de um conjunto de ações articuladas, desde o ensino básico até as universidades”.

MEC faz avaliação de universidades

Para avaliar os cursos de graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC).  O CPC é uma média das notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), infraestrutura da instituição e programa pedagógico. Para um curso ter CPC é necessário que ele tenha participado do Enade com alunos ingressantes e alunos concluintes. Por isso mesmo, algumas instituições mais novas não aparecem no quadro de avaliação de anos anteriores.

Como cada área do conhecimento é avaliada de três em três no Enade, o IGC leva em conta sempre um triênio. Assim, o IGC 2007 considerou os CPC’s dos cursos de graduação que fizeram o Enade em 2007, 2006 e 2005, e assim, sucessivamente. A medida de qualidade da graduação que compõe o IGC é igual à média dos CPC’s para o triênio de interesse.

A avaliação dos programas de pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de 1 a 7 fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio subseqüente. A medida de qualidade da pós-graduação que compõe o IGC é uma conversão das notas fixadas pela Capes.

*Com informações do Inep/MEC

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Escolas vão receber dicionários com nova ortografia da Língua Portuguesa em 2012

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai distribuir dicionários com a nova ortografia da língua portuguesa para todas as salas de aula dos ensinos fundamental e médio do país em 2012. A previsão é distribuir 10 milhões de exemplares para um milhão de salas da rede pública.

Serão adquiridos quatro tipos diferentes de dicionários. Para o primeiro ano do fundamental, os dicionários terão entre 500 e mil verbetes. Os dicionários a serem enviados para os estudantes do segundo ao quinto ano conterão de 3 mil a 15 mil verbetes. Do sexto ao nono ano, entre 19 mil e 35 mil verbetes. Para o ensino médio, de 40 mil a 100 mil verbetes.

A última vez que o FNDE enviou dicionários para escolas públicas foi em 2006, antes das mudanças estabelecidas pelo acordo ortográfico. Na última sexta-feira, 7, foi publicado no Diário Oficial da União o edital que convoca os editores para o processo de inscrição e avaliação dos dicionários. O prazo para a pré-inscrição das obras vai de 8 de fevereiro até 8 de abril. A entrega dos exemplares para a avaliação será feita do dia 13 a 15 de abril.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Presidente do Inep deixa o cargo.

Presidente do Inep deixa o cargo.

Após uma série de falhas no sistema de informática que faz as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Soares Neto, deixará o cargo. A saída de Soares Neto já era cogitada desde o ano passado, por causa das falhas na impressão em 21 mil cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC teve que reaplicar parte das provas.
Segundo a assessoria do MEC, Soares Neto pediu demissão ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Para o lugar de Soares Neto, de acordo com a assessoria do MEC, foi convidada Malvina Tania Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio). A exoneração de Soares Neto e a nomeação de Malvina Tuttman para a presidência do Inep foram publicadas na edição desta terça-feira (18) do "Diário Oficial da  União".

Presidente do Inep deixa o cargo.

Presidente do Inep deixa o cargo.

Após uma série de falhas no sistema de informática que faz as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Soares Neto, deixará o cargo. A saída de Soares Neto já era cogitada desde o ano passado, por causa das falhas na impressão em 21 mil cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC teve que reaplicar parte das provas.
Segundo a assessoria do MEC, Soares Neto pediu demissão ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Para o lugar de Soares Neto, de acordo com a assessoria do MEC, foi convidada Malvina Tania Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio). A exoneração de Soares Neto e a nomeação de Malvina Tuttman para a presidência do Inep foram publicadas na edição desta terça-feira (18) do "Diário Oficial da  União".