SEEC vai implantar sistema de avaliação da Educação Básica semelhante ao IDEB.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) vai implantar o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio Grande do Norte. O Sistema é semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e vai permitir acompanhar o desempenho escolar dos alunos com base na mesma metodologia adotada pelo MEC/INEP e outros estados da federação para avaliações em larga escala. A aplicação dos primeiros testes está prevista para o final de novembro e a divulgação das análises para o mês de dezembro.
Os resultados permitirão conhecer o perfil de cada uma das escolas da rede estadual e acompanhar sua progressão ao longo dos anos. A associação entre os resultados nas provas objetivas e as respostas aos questionários de contexto irão oferecer extenso material para análise dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nos aspectos ligados a origem social, as características das escolas e desempenho dos educadores para permitir a adoção de políticas que melhorem a qualidade da educação básica do estado.
O modelo de elaboração das questões, montagem das provas, aplicação dos instrumentos de avaliação e de contexto, processamento dos dados e alimentação do banco de dados vai seguir orientações reconhecidas internacionalmente, que são referência nos sistemas estaduais e federais em operação no Brasil. Os instrumentos a serem utilizados são provas com itens de múltipla escolha e questionários a serem respondidos por alunos, professores e diretores.
O sistema compreenderá avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática que serão aplicadas inicialmente por amostragem em turmas do 5º ano do ensino fundamental das escolas estaduais circunscritas a 1ª Dired, que compreende os municípios de Natal, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, em um projeto piloto. Posteriormente a SEEC vai estender esse projeto para todo estado e incluir turmas do 9º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.
O IDEB estadual também vai contar com a definição de uma matriz de referências, a partir da identificação dos conteúdos curriculares a serem abordados nas questões da prova, expressando as principais competências a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem em cada nível de escolaridade.
As provas serão elaboradas por professores do ensino médio do estado, selecionados em processo de capacitação específico a partir dos critérios de metodologia adotada, que também prevê testes e seleção dos itens num processo que permita a garantia de criação de um banco de dados para análises estatísticas confiáveis, totalmente desenvolvido sob a supervisão de consultoria especializada.
Os indicadores obtidos, ao longo dos anos, serão comparados com a prática, ou seja, será feita uma relação do que está sendo executado nas escolas com os resultados obtidos.
Os indicadores obtidos, ao longo dos anos, serão comparados com a prática, ou seja, será feita uma relação do que está sendo executado nas escolas com os resultados obtidos.
Segundo o secretário de educação e cultura do estado, Otávio Augusto de Araújo Tavares, a avaliação por si só não adianta é preciso utilizar os dados para avaliar os indicadores de qualidade na educação e citou seis indicadores necessários para atingir melhores resultados: Infraestrutura física, qualificação docente, proposta pedagógica, clima institucional, sistema de ingresso permanência e sucesso e a valorização profissional.
"Dentro de cada eixo, desses citados, a avaliação deve verificar a condição de indicadores e quais são os critérios que agente vai utilizar. Então, o índice pelo índice sozinho não adianta. O sistema tem que ser utilizado para atingir determinadas metas que são esses indicadores de qualidade". Os indicadores, citados pelo professor Otávio Augusto, são os indicadores de qualidade na educação publicados pelo MEC e pelo INEP no ano de 2006.
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